MS aposta em qualificação profissional para atender demanda de setores estratégicos

Compartilhe:
Reprodução Gov.MS

A Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) está direcionando esforços para atender a crescente demanda por profissionais qualificados nos setores de bioenergia e agroflorestal, áreas em expansão no estado. De acordo com as autoridades, empresas desses setores precisam de mão de obra especializada, o que deve gerar milhares de empregos até 2032, especialmente no leste do estado. A criação de novos cursos em universidades e escolas também será necessária para suprir essa demanda.

Segundo Jaime Verruck, secretário da Semadesc, o governo estadual, sob a gestão do governador Eduardo Riedel, inovou ao integrar a Funtrab à Secretaria Executiva de Qualificação e Emprego. O objetivo é alinhar o crescimento econômico com a qualificação profissional, fortalecendo a inserção social e a reconversão de profissionais. “Estamos desenvolvendo um plano estadual que visa a prosperidade e a inclusão social”, explicou Verruck.

A diretora-presidente da Funtrab, Marina Hojaij Carvalho Dobashi, destacou que o foco da fundação está na inclusão social por meio do emprego formal, com o objetivo de transformar vidas. Ela também ressaltou a importância de atender às necessidades emocionais dos trabalhadores, além da qualificação técnica.

Iniciativas como o programa “Empreenda Como Uma Mulher”, em parceria com a Coca-Cola FEMSA Brasil, têm oferecido capacitação para mulheres empreendedoras. Além disso, cursos gratuitos para jovens de baixa renda e projetos de qualificação para populações vulneráveis, como pessoas em situação de rua, fazem parte das ações da Funtrab.

Mato Grosso do Sul tem uma das menores taxas de desemprego do país e um alto índice de formalidade no mercado de trabalho. A estratégia do governo estadual é continuar investindo em qualificação para garantir que ninguém fique para trás no processo de desenvolvimento econômico.