Morre Papa Francisco, primeiro líder latino-americano da Igreja Católica, aos 88 anos

Compartilhe:
Imagem do Papa Fransicco durante aparição na Praça de São Pedro (Reproduçã Vaticam News)

O mundo se despediu nesta segunda-feira (21) do Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica. Aos 88 anos, sua morte foi confirmada oficialmente pelo Vaticano. Ele ocupou o cargo máximo da Igreja por 12 anos e será lembrado por seu compromisso com a simplicidade, o diálogo e a defesa incansável dos mais vulneráveis.

Francisco enfrentava problemas de saúde nos últimos meses e esteve internado por cerca de 40 dias, tratando um quadro de bronquite. A primeira hospitalização ocorreu no início de fevereiro, após o papa apresentar dificuldades respiratórias durante compromissos religiosos. Na ocasião, admitiu publicamente estar com falta de ar e solicitou que um auxiliar lesse seu sermão.

Continua depois do anúncio

No dia 14 de fevereiro, foi internado no Hospital Agostino Gemelli, em Roma, onde passou por exames e iniciou o tratamento. Mesmo hospitalizado, continuou acompanhando a agenda da Igreja e participou, na medida do possível, de algumas atividades religiosas. No domingo (16), chegou a pedir desculpas por não estar presente na tradicional oração dominical na Praça de São Pedro.

Durante seu pontificado, Francisco se destacou por promover uma Igreja mais inclusiva, próxima dos pobres e aberta ao diálogo com diferentes culturas e religiões. Seu legado seguirá vivo entre fiéis do mundo inteiro.