
A entrada do Jardim Noroeste , em Campo Grande , foi tema de um debate acalorado na Câmara Municipal , nesta sexta-feira (8). Um*Audiência Pública , proposta pelo vereador Professor Riverton , reuniu autoridades, moradores e representantes de órgãos públicosBR-163 , uma das principais
O encontro evidenciou o descontentamento da população e a necessidade de investimentos por parte da CCR MSVia , entrega reANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) , que fiscaliza os serviços prestados. Apesar do convite, nenhum representante da CCR compareceu à audiência, o que gerou indignação entre os presentes.
“O que acontece ali é uma roleta-russa. Moradores chegam a esperar horas para atravessar a rodovia com segurança. Precisamos de uma força coletiva para que as melhorias saiam do papel”, afirmou o vereador Professor Riverton , que também anunciou a criação de uma comissão para cobrar soluções junto aos deputados, senadores e ao Governo Federal.
Moradores pedem urgência
A população do Jardim Noroeste noticiou a insegurança vívida diariamente na travessia da BR-163. A presidente da Associação de Moradores, Valmira Rigoti , relembrou a morte recente do motociclista Roger de Almeida Barbosa, de 33 anos , ocorrida no local.
“Ele era trabalhador, pai de família. Saiu para o serviço e não voltou. Não queremos que ele seja apenas mais um número na estatística. Precisamos de soluções, não de mais vítimas”, desabafou Valmira.
O tio de Roger, Damião dos Santos , também fez um apelo: “Essa entrada para o bairro é uma armadilha. Queremos algo bem feito para parar de morrer gente”.
Soluções e cobranças
Entre as principais afirmações da população estão:
- Sinalização eficiente e redutores de velocidade
- Construção de um viaduto na entrada do bairro
- Melhoria no acesso ao Jardim Noroeste
- Fiscalização rigorosa da CCR MSVia e ANTT
O vereador Landmark cobrou explicou sobre a retirada da pouca sinalização que havia no trecho e destacou que a coleção já arrecadou R$ 200 milhões , mas não entregou obras possíveis.
O deputado federal Vander Loubet lembrou que a Bancada Federal destinou R$ 90 milhões para a construção de um viaduto na entrada do Jardim Noroeste e outro na rotatória da Coca-Cola , cobrando a execução imediata das obras.
Já o deputado Marcos Pollon classificou a BR-163 como um problema de todos e criticou o descaso da entrega. “Quanto vale a vida de cada uma dessas pessoas? O filho que nunca mais verá o pai? Não podemos aceitar isso”, afirmou.
A Prefeitura de Campo Grande, por meio do superintendente de infraestrutura Múcio Teixeira , garantiu que um novo Anel Rodoviário está sendo planejado, além do projeto para o viaduto na Rua Água Azul .
*Assessoria de imprensa Câmara Municipal de Vereadores