
Moradores denunciam a formação de um depósito de entulhos em um terreno baldio, localizado na rua Firmo Cristaldo, no fundo da Clínica da Família do bairro Nova Lima, em Campo Grande. O lugar sempre foi um descarte de lixo verde (poda de árvores, vegetação e galhos). Porém nos últimos meses, sacos repletos de lixos, colchões, sofá, roupas e restos de móveis se acumulam no local.

Segundo moradores vizinhos à área, o terreno tem se tornado um “verdadeiro lixão”. O descarte de entulhos é rotineiro e feito sem qualquer cerimônia, por diversos públicos. A própria população já flagrou e registrou pessoas jogando lixos no terreno.
Uma das maiores preocupações é com relação a atual situação de infestação do Aedes aegypti na cidade e região. “A prefeitura veio aqui e limpou toda essa área, mais os próprios moradores não respeitam e voltam a jogar restos de móveis, lixos e até roupas. A gente tira foto, reclama, a prefeitura limpa, mas não adianta nada se o próprio morador joga de novo”, desabafa uma moradora.
Ela relata o aumento de animais peçonhentos. “Até escorpião já apareceu nas casas aqui perto”. O Nova Lima.News conversou com o Corpo de Bombeiros de Campo Grande que informou que o surgimento desses animais peçonhentos cresce com a chegada do calor, atenuado por matagal e depósitos de entulhos a céu aberto.
Denuncie
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), orienta que quando a população identificar um terreno baldio sujo que denuncie via Disque Denúncia 156 e quando observar o ato de um descarte irregular de resíduos que entre em contato imediatamente com a Guarda Civil Metropolitana pelo número 153 e denuncie.
Por: Alzira Gavilan