
Moradores do bairro Jardim Colúmbia, na região norte de Campo Grande, têm defendido maior presença do Batalhão de Policiamento de Choque (BPChoque) para intensificar a segurança. Embora muitos não se identifiquem por receio de represálias, a comunidade considera essencial o aumento das rondas policiais para combater o crime e melhorar a sensação de segurança.
Um comerciante, que vive no bairro há mais de 25 anos, falou sobre a importância de um policiamento mais constante, “Eu quero é mais que venha ao bairro, que faça as rondas noturnas e durante o dia. Quem não gosta da polícia deve dever algo”, disse ele.


Para uma vendedora de porta a porta, a presença do BPChoque tem um impacto direto no combate à criminalidade. Ela já foi vítima de um assalto violento na região e acredita que a falta de policiamento contribui para o aumento da criminalidade, “O crime tem outra visão com a presença deles aqui. Com a presença do Choque no bairro, vamos nos sentir mais seguros”, afirmou.
Uma moradora, residente no bairro há 16 anos, comentou sobre a evolução da insegurança na região, “Quando cheguei ao bairro, era mais tranquilo. Hoje, não podemos nem deixar a casa aberta devido a atividades criminosas. A polícia tem que estar mais presente, seja qual for a força. Eu sou favorável à polícia, meus netos estarão mais seguros”, disse ela.

Essas preocupações foram levadas ao comando do BPChoque para análise e possíveis providências. Ele reconheceu a importância do pedido da comunidade e reafirmou o compromisso com a segurança
“A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Choque, trabalha lado a lado com a sociedade, acreditando que a união entre a polícia e a comunidade é essencial para combater o crime e promover a proteção de todos. E um pedido como este reforça que essa relação polícia-sociedade tem sido estabelecida de forma proveitosa. Vamos, sim, intensificar a presença das equipes do Batalhão de Choque no bairro com foco na proteção do cidadão de bem!
Entre as ações que podem ser implementadas, estão o aumento do policiamento ostensivo e operações direcionadas, sempre com base no planejamento estratégico. Além disso, buscamos intensificar a integração com a população, promovendo a participação ativa por meio de denúncias anônimas e diálogos construtivos que reforcem a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos honestos.
Uma coisa é certa: CONTEM SEMPRE COM O BATALHÃO DE CHOQUE!”, afirmou o subcomandante do Batalhão de Choque, Major Anderson.
BPChoque: Força Especializada
O BPChoque foi criado em 2013 e tem sede em Campo Grande. A unidade é composta por duas Companhias de Polícia de Choque, além de pelotões especializados, como o ROTAC (Rondas Ostensivas de Ações de Choque), o CANIL e a ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motos). O BPChoque atua em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sendo uma das principais forças de combate ao crime.