
Na tarde desta quinta-feira (21), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, participou do painel “A mentira destrói seu voto” no Alright Summit, realizado no auditório SESI Lab, em Brasília (DF).
Durante sua palestra, a ministra destacou a importância de uma imprensa livre e responsável para o funcionamento da democracia. Cármen Lúcia afirmou que “não se constrói uma democracia sem uma imprensa livre, comprometida e responsável”. Ela fez críticas à disseminação de conteúdos falsos e ao que chamou de “algoritmo de ódio”, enfatizando a necessidade de combater a desinformação e as mentiras, especialmente em períodos eleitorais.
A ministra também ressaltou os desafios impostos pelas tecnologias modernas, que oferecem um grande volume de informações em alta velocidade, dificultando a capacidade das pessoas de discernirem o que é verdadeiro e o que é falso. Ela observou que “hoje todas as pessoas recebem, nas suas telas de celular, de iPad, de televisões e em todo o tipo de tela, um volume de dados que é de tal maneira vultoso que não dá para ninguém raciocinar”.
Apesar das críticas, Cármen Lúcia expressou seu apoio à tecnologia, afirmando ser uma defensora de seu uso adequado. “Eu não sou, em nenhum momento, alguém que acha que a tecnologia não deveria ter sido criada. Eu acho que ela tem que ser bem utilizada e em benefício do ser humano”, concluiu.
(*) Com informações do TSE