Menino de 4 anos morre após ser picado por escorpião

Compartilhe:
FOTO: PMCG

Um menino, de apenas 4 anos, morreu um dia depois de ser picada por um escorpião na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Internada em estado gravíssimo, o soro antiescorpiônico foi envidado de Corumbá para tentar salvar a vida do pequeno, mas ainda assim ele não resistiu e faleceu na segunda-feira (27).

Conforme o site Diário Corumbaense, o secretário de Saúde e Desenvolvimento Humano do Interior, Edil Toledo, lamentou a morte do menino e responsabilizou o Ministério da Saúde pela falta de antídotos, já que, por lei, cabe a esta instância fornecê-los.

Ele lembrou que foram os profissionais de saúde do Governo de Santa Cruz que, por “amizade”, conseguiram que as autoridades brasileiras, do lado de Corumbá, doassem as cinco doses do antídoto que o menino precisava quando lutava pela vida. Nas primeiras horas da manhã, uma das doses foi aplicada no garoto.

Continua depois do anúncio

“A criança faleceu. Aqui estão todos os meus colegas que trabalharam dia e noite desde o fim de semana, mas infelizmente o paciente teve um problema cardíaco, duas cirurgias como histórico de um problema congênito. Devido à picada de escorpião, houve uma reação anafilática”, explicou Toledo.

Os familiares lamentaram a falta de medicamentos no país, levando-os em peregrinação em busca do medicamento, pedindo ajuda e até viajando para fora do país por meios próprios.