
O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na manhã desta segunda-feira (27), o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. A seleção disponibilizou 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior no Brasil.
Os resultados estão disponíveis na página oficial do Sisu no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Para acessá-los, o candidato deve clicar em “Inscreva-se” na seção “Período de Inscrições” e, em seguida, realizar login com a conta gov.br. Após acessar o sistema, é necessário confirmar os dados de contato e preencher os questionários de Perfil Social e Econômico, conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Os candidatos classificados na chamada regular podem realizar a matrícula até o dia 31 de janeiro. Já aqueles que não foram selecionados podem manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.
Seleção e critérios
Os candidatos que se inscreveram entre os dias 17 e 21 de janeiro foram avaliados com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o número de vagas disponíveis para cada curso e modalidade de concorrência. Também foram considerados fatores como as escolhas de curso e turno, além do perfil social e econômico.
Atraso na divulgação
O resultado, inicialmente previsto para ser publicado no domingo (26), sofreu atraso. Em comunicado divulgado na noite da data estipulada, o MEC informou que equipes técnicas estavam trabalhando na finalização dos resultados, sem especificar a causa do atraso.
No comunicado, o órgão definiu a manhã desta segunda-feira (27) como o prazo para a liberação das listas, o que foi cumprido. Apesar do contratempo, o cronograma de matrícula e manifestação de interesse na lista de espera segue mantido.