
Mato Grosso do Sul tem 92.981 eleitores “faltosos” — pessoas que deixaram de votar nas últimas três eleições, não justificaram e nem pagaram a multa. Desses, 54.323 são homens.
Quem está nessa situação corre risco de ter o título de eleitor cancelado. O prazo para regularizar a situação terminou no dia 19 deste mês. A lista oficial com os cancelamentos será divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 3 de junho.
Quem tiver o título cancelado deve procurar um cartório eleitoral ou usar o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE para fazer a regularização. É preciso apresentar documentos e, se houver débitos, pagar as multas. Só pagar não basta, é necessário formalizar o pedido de regularização.
Com o título cancelado, o eleitor fica impedido de votar e pode enfrentar restrições como dificuldades para tirar passaporte, carteira de identidade, assumir cargos públicos, acessar instituições de ensino e receber benefícios sociais.
Para evitar problemas, o eleitor pode consultar sua situação pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, sem sair de casa. O TSE não envia aviso individual, por isso a consulta é importante para quem pode estar nessa situação.