Mato Grosso do Sul registra 20.264 casos prováveis de dengue em 2024

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul contabilizou 20.264 casos prováveis de dengue em 2024, dos quais 12.197 foram confirmados. Os dados são do boletim da 24ª semana epidemiológica, divulgado nesta quarta-feira (19). O documento também confirma 26 óbitos pela doença, com mais 13 sob investigação.

Alta Incidência em Itaquirai

Nos últimos 14 dias, Itaquirai lidera o ranking dos municípios com alta incidência de dengue. Os óbitos registrados ocorreram em diversas localidades: Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 14 apresentavam comorbidades.

Vacinação

O boletim informa que 50.768 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas na população-alvo. O Estado recebeu 138.351 doses do imunizante do Ministério da Saúde. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses. A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue.

Chikungunya

O Estado registrou 4.328 casos prováveis de Chikungunya, com 804 confirmados e nenhum óbito. Entre as semanas epidemiológicas 23 e 24, Itaquiraí, Antônio João e Iguatemi apresentaram incidência média da doença.

Alerta da SES

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população para evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a orientação é procurar uma unidade de saúde.

Para mais informações, consulte os boletins epidemiológicos: