
Nesta sexta-feira (25), Mato Grosso do Sul recebeu 25.200 doses da vacina Spikevax, da fabricante Moderna, para reforçar a imunização contra a Covid-19. A distribuição dos imunizantes para os municípios será realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) a partir de segunda-feira (28), conforme os pedidos feitos pelas prefeituras.
De acordo com Ana Paula Goldfinger, coordenadora estadual de Imunização da SES, os municípios já poderão retirar as doses para reposição de seus estoques na próxima semana. “Este lote tem validade até fevereiro de 2025, garantindo segurança na utilização ao longo dos próximos meses”, destacou Goldfinger.
A vacina Spikevax é monovalente e age contra a variante XBB 1.5, oferecendo proteção tanto para crianças a partir dos seis meses quanto para adultos. Os grupos prioritários para esta imunização incluem crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas a partir de cinco anos, além de indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência, moradores de instituições de longa permanência, portadores de comorbidades, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Esta entrega representa um reforço importante para o calendário vacinal e a segurança da população, com foco na atualização da proteção contra a Covid-19.