
Mato Grosso do Sul está em alerta devido à onda de calor e à baixa umidade do ar, que atingem níveis considerados perigosos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o calor intenso e a umidade semelhante à de regiões desérticas devem perdurar até terça-feira (10).
Em Campo Grande, as temperaturas podem atingir 39°C, com umidade mínima de 10%. No domingo (08), a previsão é de 38°C, com umidade entre 15% e 40%. Já na segunda-feira, espera-se 37°C e umidade semelhante. Para terça, a temperatura prevista é de 36°C, com umidade mínima de 15%. Na quarta-feira, os termômetros devem marcar 36°C, com umidade de 12%, e na quinta, 39°C e apenas 10% de umidade.
O meteorologista Cleber Souza explica que uma nova onda de calor se iniciou, caracterizada por temperaturas 5°C acima da média. “Será uma semana bem quente, o que favorece a queda da umidade”, afirmou.
O Inmet alerta para os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Recomenda-se a ingestão de líquidos, evitar atividades físicas e exposição ao sol durante o período mais quente, além de usar hidratante e umidificar ambientes.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones da Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).
Cidades atingidas
Além de Campo Grande, Corumbá deve registrar até 42°C, com 10% de umidade. Miranda, Três Lagoas, Dourados, Bonito e Bodoquena também enfrentam temperaturas entre 37°C e 42°C.