
O Governo de Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay, no Paraguai, formalizaram, nesta quarta-feira (28), um acordo de intercâmbio para o desenvolvimento de projetos culturais entre os dois territórios. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel e do governador de Amambay, Juan Silvino Acosta.
Durante o evento, Riedel destacou a importância da parceria para fortalecer os laços históricos e culturais entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Ele ressaltou a influência paraguaia na cultura sul-mato-grossense, principalmente na música e nos costumes regionais.
Juan Silvino Acosta enfatizou que a cooperação cultural ocorre em um momento de crescimento econômico para os dois países, impulsionado pela implantação da Rota Bioceânica e novos investimentos que ampliam a integração entre Brasil e Paraguai.
O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Eduardo Mendes, mencionou que a próxima edição do Festival América do Sul, em maio, contará com atrações paraguaias. Ele destacou que a parceria permitirá a troca de experiências entre artistas, produtores culturais e comunidades, promovendo a valorização da diversidade cultural.
Além da cultura, o acordo também foi visto como um estímulo à economia regional. O secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), afirmou que as novas iniciativas e investimentos aumentam a competitividade de ambos os países.
Durante o encontro, o governador Riedel convidou Acosta para participar do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Campo Grande.