
Nos últimos cinco anos, mais de 5 milhões de solicitações de bloqueio de ligações de telemarketing sobre crédito consignado foram registradas na plataforma Não Me Perturbe, do governo federal. O levantamento, que considera o período de janeiro de 2020 a novembro de 2024, aponta que 53,3% dos pedidos vieram da Região Sudeste, com destaque para São Paulo, estado que lidera as queixas com 1,5 milhão de registros.
Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também revelou que 1.385 punições já foram aplicadas a empresas por práticas irregulares na oferta do crédito consignado. Como resultado, 53 empresas foram impedidas de atuar no setor.
As sanções podem incluir multas que variam de R$ 45 mil a R$ 1 milhão, sendo os valores arrecadados destinados a projetos de educação financeira. Segundo Isaac Sidney, presidente da Febraban, a fiscalização tem como objetivo proteger consumidores, especialmente aposentados e pensionistas, garantindo mais transparência e segurança na contratação dessa modalidade de crédito.
*Agência Brasil