Lula solta o verbo sobre preço do ovo: “Alguém está sacaneando as galinhas!”

Compartilhe:
A fala foi durante a entrega das ambulâncias do Samu - Reprodução Gov.br

Durante um evento em Sorocaba (SP), nesta sexta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou indignação com o aumento do preço dos ovos no Brasil. Segundo ele, ainda não há uma explicação convincente para a alta dos valores, e afirmou que pretende descobrir quem está “passando a mão no direito de comer ovo do povo brasileiro”.

Lula ironizou algumas justificativas para o aumento, como a exportação e as condições climáticas. “Alguns dizem que é porque aumentou a exportação, porque o dólar está caro. Mas exportamos menos de 1% da produção, então isso não justifica. Outros falam que foi o calor, mas calor sempre fez e agora o tempo melhorou. As galinhas não reclamaram. Alguém está sacaneando as galinhas”, disse o presidente.

O petista também citou o consumo per capita no país, destacando que, em média, cada brasileiro consome cerca de 260 ovos por ano. “Isso é pouco, não dá nem um por dia. Mas a nossa produção chega a 59 bilhões de ovos por ano. Então não há explicação para esse aumento de preço”, afirmou.

A declaração ocorreu durante a entrega de 789 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para mais de 500 municípios brasileiros.