
Em meio à alta dos preços dos alimentos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (6) que o controle dos valores depende da “conscientização” da população. Em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, Lula sugeriu que os brasileiros parem de comprar produtos considerados caros, para forçar uma redução de preços.
“Se você vai ao supermercado e desconfia que tal produto está caro, você não compra. Se todo mundo tivesse essa consciência, o vendedor teria que baixar o preço, senão a mercadoria estraga”, afirmou o presidente, defendendo que esse é um “processo educacional” que precisa ser incentivado.
Lula também garantiu que o governo está empenhado em conter a inflação dos alimentos. “Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo”, declarou.
“Trocar a fruta”
A declaração do presidente vem na esteira de outra sugestão polêmica feita pelo governo. Em janeiro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que os consumidores poderiam “mudar a fruta” caso a laranja estivesse cara. Segundo ele, a alternativa seria uma solução para os altos preços, já que importar determinados produtos nem sempre é viável.
A fala gerou grande repercussão e virou alvo de memes nas redes sociais, com críticas à falta de políticas concretas para a redução do custo de vida.