
No teatro da política internacional, onde a seriedade frequentemente se mistura com o cômico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu um show à parte. Em uma entrevista nesta segunda-feira (22), Lula expressou sua “surpresa” com a declaração do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que ameaçou um “banho de sangue” caso perdesse as eleições do próximo domingo (28).
As declarações de Lula foram feitas durante uma entrevista no Palácio da Alvorada, concedida a agências internacionais como Reuters, Bloomberg, France Presse e Associated Press. Até o momento, o governo não divulgou a gravação oficial da entrevista.
Durante a conversa com os jornalistas, Lula afirmou que Maduro deve aprender que, ao perder uma eleição, é necessário respeitar o resultado e “ir embora”. “Eu fiquei assustado com a declaração do Maduro dizendo que se ele perder as eleições vai ter um banho de sangue. Quem perde as eleições toma um banho de voto. O Maduro tem que aprender: quando você ganha, você fica; quando você perde, você vai embora”, afirmou Lula, segundo a agência Reuters.
Além disso, Lula destacou que o Brasil enviará observadores, incluindo o assessor da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, para acompanhar o processo eleitoral na Venezuela. “Vamos garantir que tudo ocorra de forma democrática e pacífica”, disse o presidente brasileiro.
(*) Com informações do g1