
A partir de hoje, segunda-feira, dia 10, serão divulgados os resultados da lista de espera do segundo processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) em 2023. Esse sistema, administrado pelo Ministério da Educação, é responsável por selecionar estudantes para ingresso em instituições federais e estaduais de ensino superior.
Se você for contemplado pela lista de espera, seu nome não estará mais disponível no site do Sisu. Em vez disso, ele será encontrado na lista divulgada pela universidade escolhida. Portanto, é importante verificar qual será o canal de comunicação adotado pela universidade e se existe um cronograma para a divulgação das listas. Essa orientação é dada por Kayllane Arruda, coordenadora pedagógica do cursinho Acelere no Enem.
Kayllane também ressalta a importância de ter cautela ao compartilhar seus dados durante o processo de matrícula. Caso a matrícula seja realizada online, é fundamental certificar-se de que o canal de comunicação utilizado seja oficial. Ao enviar todos os documentos necessários, é recomendado buscar uma validação por parte do órgão responsável para garantir que a matrícula seja concluída com sucesso.
Alexandre Mori, gerente de financiamentos do Semesp, que representa as mantenedoras de ensino superior no Brasil, alerta para a necessidade de se informar previamente antes de comparecer à faculdade para a comprovação de documentos. Ele recomenda entrar em contato pelos canais oficiais da instituição e obter informações sobre a lista de documentos exigidos e o horário de funcionamento do setor.
É importante estar atento à documentação necessária, que pode variar de acordo com cada instituição. No geral, os participantes devem apresentar: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteira profissional (CTPS), Cadastro de Pessoa Física (CPF), certificado de conclusão do ensino médio ou histórico escolar, título de eleitor (para maiores de 18 anos), comprovante eleitoral (para aqueles que já votaram), comprovante de residência, certidão de casamento ou nascimento, documento que comprove estar em dia com o serviço militar (para estudantes do sexo masculino) e fotos 3×4.
Para aqueles que se inscreveram por meio de cotas, como cotas de renda, escola pública ou para pessoas pretas, pardas e indígenas, também podem ser exigidos comprovante de renda, comprovante de escolaridade que ateste a conclusão do ensino médio em escolas públicas e autodeclaração étnico-racial.