Lançamento da Campanha #TodosPorElas em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:
Foto: Álvaro Rezende

Nesta quarta-feira (7), o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa, lançou a campanha #TodosPorElas no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. A ação visa combater, prevenir e erradicar o feminicídio e a violência contra as mulheres.

Representando o governador Eduardo Riedel, a secretária de Estado de Cidadania, Viviane Luiza, destacou que a campanha coincide com os 18 anos da Lei Maria da Penha e se integra às atividades do Agosto Lilás. “Estamos atuando junto com o Judiciário e o Legislativo para que essa campanha seja contínua, não apenas no mês de agosto, mas ao longo de todo o ano”, afirmou Viviane.

A primeira-dama Mônica Riedel ressaltou a importância da união de esforços entre os Poderes para ampliar a divulgação e efetivar a mudança. “Quando unimos forças, chamamos a atenção da população e avançamos em direção ao nosso objetivo de feminicídio zero. Toda vida importa e a vida das mulheres importa muito”, declarou Mônica.

A campanha foi idealizada pela Desembargadora Jaceguara Dantas, coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça. “Precisamos de medidas preventivas para combater a violência contra a mulher e o feminicídio, além das ações repressivas. A conscientização e educação da população são essenciais”, disse Jaceguara.

Os presidentes da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), Sérgio Martins, assinaram o pacto. Gerson Claro enfatizou a importância do envolvimento de toda a sociedade. “Nosso papel é integrar todos para desenvolver políticas públicas que protejam as mulheres. A Assembleia está comprometida com essa causa”, afirmou.

Sérgio Martins destacou as iniciativas do TJMS em defesa das mulheres. “Já temos três varas de Proteção à Mulher e estamos encaminhando a criação da quarta. A administração do tribunal apoia intensamente esse trabalho”, ressaltou.

Rede de Apoio

A campanha #TodosPorElas visa garantir que as mulheres vítimas de violência reconheçam pontos de ajuda através da auto sinalização da rede de apoio. As mulheres poderão identificar facilmente onde buscar ajuda e serão acolhidas e atendidas.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário Antonio Carlos Videira (Sejusp), a Procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e a secretária-adjunta Ana Nardes (Segov), entre outros.