
O estudante Guilherme Isaque de Souza Ferreira, de 18 anos, mostrou que determinação e superação são fundamentais para conquistar sonhos. Diagnosticado com paralisia cerebral ao nascer, ele escutou dos médicos que nunca conseguiria falar ou andar. Mas contrariando todas as previsões, Guilherme acaba de ser aprovado no curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo.
A comemoração do jovem viralizou nas redes sociais. No vídeo, que já acumula mais de 400 mil curtidas, ele aparece descendo as escadas do prédio onde mora e gritando a plenos pulmões que foi aprovado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A alegria contagiante emocionou a todos.
O sonho de fazer a diferença
A escolha do curso de Ciências Sociais tem um motivo especial. Guilherme quer atuar na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A minha intenção é ajudar os PCDs na questão de políticas públicas, porque eu vejo muitos problemas na cidade, tanto na infraestrutura quanto no mau preparo em vários setores”, afirmou o jovem em entrevista ao G1.
“Calma, menino!”
O momento da aprovação foi marcado por muita emoção. Guilherme ficou tão eufórico ao ver seu nome na lista que assustou sua mãe, Zilmar Lima de Souza Ferreira, de 46 anos.
“Ele saiu correndo e, como tem dificuldade para descer a escada, tive que correr atrás para ele não cair. Na hora, pensei: deixa eu registrar esse momento. Meu Deus, que alegria desse menino! E filmei um pedacinho”, contou Zilmar.
Entre risos e lágrimas de felicidade, ela ainda tentou acalmar o filho: “Calma, menino. Você vai infartar, meu filho, calma”. Mas nada segurava Guilherme. Depois de tantos desafios, era hora de comemorar em grande estilo. “Eu passei, mãe! Eu consegui!”, gritava ele pelo prédio.