
A mobilidade no bairro Jardim Colúmbia, região norte de Campo Grande, é um desafio diário para os moradores, especialmente para pessoas com deficiência (PcD). A ausência de pavimentação em grande parte das ruas compromete o direito de ir e vir, com relatos de cadeirantes presos em casa devido às condições precárias das vias.
As ruas sem pavimentação estão cobertas por areia acumulada, dificultando a passagem de veículos e pedestres. O morador Ailton, de 60 anos, cadeirante, relatou à reportagem,: “Fico preso. Qualquer rua sem asfalto não dá acesso às farmácias, não tem jeito de sair”.
Comerciantes também relatam prejuízos. Um proprietário de estabelecimento na esquina das ruas Paranapebas e Guia-Miçu afirmou que a situação afastou clientes, temerosos de atolar seus veículos. Segundo moradores, até motoristas de aplicativos evitam circular pelo bairro devido às condições das vias.
Resposta da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), informou que equipes realizam diariamente a manutenção de vias não pavimentadas em todas as regiões urbanas da cidade. Segundo a nota, o bairro Jardim Colúmbia recebeu serviços de patrolamento e cascalhamento no último semestre, e novas ações estão programadas para o local.
A administração municipal também destacou que está em busca de recursos para pavimentar o maior número possível de ruas nos bairros da capital. A resposta destaca ainda que, com a conclusão das obras de drenagem no bairro Nova Lima, parte dos problemas no Jardim Colúmbia será mitigada.