
Dois irmãos, com idades de 4 e 8 anos, foram resgatados após serem encontrados trancados em um quarto imerso em condições deploráveis, repleto de fezes e urina de cães, localizado no bairro Jardim Canguru, em Campo Grande, na última sexta-feira (29). Os pais das crianças foram presos e responderão por maus-tratos e abandono de incapaz.
A delegada encarregada do caso, Nelly Gomes, na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e Adolescente (DEPCA), relatou que as crianças estavam confinadas em um dos cômodos da residência em que viviam, compartilhando o espaço com cachorros.
O resgate dos menores foi conduzido pela Guarda Civil Metropolitana (GCM), com o apoio do Conselho Tutelar. No local onde as crianças estavam retidas, foi descoberto um ambiente de extrema sujeira, repleto de lixo, potes de ração e resíduos de fezes e urina canina.
“A insalubridade do local era o aspecto mais alarmante. As crianças relataram que eram frequentemente trancadas no quarto durante as noites. A situação de abandono e o ambiente extremamente sujo em que viviam eram evidentes”, descreveu a delegada.
No quarto, as crianças eram obrigadas a utilizar uma espécie de recipiente improvisado para suas necessidades básicas. Além das condições insalubres, os menores afirmaram terem sido vítimas de abuso físico por parte dos pais.
Após o resgate, os pais foram detidos e conduzidos à DEPCA. A delegada informou que eles passarão por uma audiência de custódia nos próximos dias. As crianças foram encaminhadas para os cuidados do Conselho Tutelar.
