Irã lança mais de cem mísseis contra Israel, que aciona sistema de defesa

Compartilhe:
Foto: Reprodução/Bluesky

Na terça-feira (1º), o Exército de Israel confirmou o lançamento de vários mísseis pelo Irã em direção ao território israelense. Tel Aviv foi uma das cidades que registrou imagens impressionantes de projéteis cruzando o céu, alguns sendo interceptados pelo sistema de defesa antimísseis conhecido como Domo de Ferro.

A imprensa israelense informou que mais de cem mísseis balísticos foram disparados do Irã. Como resposta imediata, sirenes de alerta foram acionadas em diversas localidades, instruindo a população a buscar abrigo. Em um momento de tensão, jornalistas da televisão estatal israelense chegaram a se deitar no chão durante transmissões ao vivo para se protegerem dos ataques.

O ataque iraniano ocorre como uma prometida retaliação após a morte de líderes do Hezbollah, grupo aliado do Irã, em ataques israelenses no Líbano. Em meio à escalada das tensões, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, havia alertado na última sexta-feira (27), em discurso na Assembleia Geral da ONU, sobre a pronta resposta israelense caso o país fosse atacado por Teerã.

“Se vocês nos atacarem, nós os atacaremos. Não há lugar no Irã que o longo braço de Israel não possa alcançar”, afirmou Netanyahu, reiterando a posição firme de seu governo em relação a possíveis ameaças no Oriente Médio.