INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos a partir desta terça-feira

Compartilhe:
(Joédson Alves/Agência Brasil)

A partir desta terça-feira, dia 13 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciará a notificação de aposentados e pensionistas que sofreram descontos não autorizados em seus benefícios por meio de associações. A comunicação será feita por meio do aplicativo Meu INSS.

A mensagem informará detalhadamente os valores descontados e os nomes das entidades associativas responsáveis pelos débitos. Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários deverão receber a notificação.

Os aposentados e pensionistas notificados terão até esta quarta-feira (14) para informar se autorizaram ou não os descontos em seus benefícios. Caso o segurado afirme não ter autorizado, poderá já na mesma data solicitar o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente.

Os reembolsos irão cobrir o período entre março de 2020 e março de 2025, e fazem parte de uma ação do INSS para corrigir prejuízos causados por cobranças irregulares de mensalidades associativas, que muitas vezes eram feitas sem consentimento do beneficiário.

A orientação é que todos os aposentados e pensionistas acessem o aplicativo Meu INSS com frequência nos próximos dias e fiquem atentos às mensagens recebidas. O processo é totalmente digital, evitando a necessidade de comparecimento presencial nas agências.

Para dúvidas ou dificuldades no uso do aplicativo, os segurados também podem entrar em contato pelo telefone 135.