
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) para agir contra publicidades feitas por influenciadores nas redes sociais que promoviam uma empresa de assessoria para a retirada do salário-maternidade.
No último final de semana, diversas postagens de influenciadores viralizaram divulgando essa empresa, o que levou o INSS a esclarecer que o benefício pode ser solicitado diretamente pela mulher, sem a necessidade de contratar terceiros.
O INSS recomenda que, se precisarem de ajuda, as seguradas busquem assistência de advogados registrados na OAB ou da Defensoria Pública, especialmente para aquelas que não têm condições financeiras para contratar um advogado.
Essa ação visa evitar que mais pessoas se tornem vítimas de golpes, evitando que indivíduos não qualificados cobrem parte do benefício que é direito da mulher.
A polêmica surgiu após críticas recebidas por influenciadores digitais que divulgaram empresas oferecendo assessoria para retirada do salário-maternidade em suas redes sociais.
Personalidades como Viih Tube, Eliezer, Cláudia Raia, Tatá Werneck, Maiara e Maraísa foram algumas das figuras envolvidas na divulgação dessas empresas.
Uma das empresas em questão tem mais de 610 mil seguidores no Instagram e se descreve como uma “assessoria especializada em salário-maternidade”, cobrando uma taxa para auxiliar no processo de solicitação junto ao INSS.
Com informações: R7