Inscrições para o Prouni 2025 estão abertas: confira os critérios e prazos

Compartilhe:
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começaram nesta sexta-feira (24) e vão até 28 de janeiro. O cadastro é gratuito e deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login do sistema Gov.br com CPF e senha.

Quem pode participar

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Ter realizado o Enem de 2024 ou 2023, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e sem zerar a redação;
  • Possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (para bolsas integrais) ou até três salários mínimos (para bolsas parciais);
  • Estar dentro das condições de escolaridade definidas, como ter cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista em instituição privada.

Exceções incluem professores da rede pública que concorrem a vagas de licenciatura ou pedagogia, que estão isentos das regras de renda.

Como funciona a seleção

A classificação será feita com base na melhor nota obtida pelo candidato nas edições válidas do Enem, considerando a modalidade de concorrência escolhida (ampla concorrência ou ações afirmativas, como para pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas).

A prioridade será dada a professores da rede pública, seguidos por estudantes de escolas públicas e bolsistas integrais de escolas privadas.

Cronograma

  • Primeira chamada: 4 de fevereiro
  • Segunda chamada: 28 de fevereiro
  • Lista de espera: inscrições em 26 e 27 de março, com resultado em 1º de abril

Os pré-selecionados na primeira chamada deverão apresentar a documentação comprobatória na instituição de ensino escolhida entre os dias 4 e 17 de fevereiro.

Sobre o Prouni

Criado em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e sequenciais em instituições privadas de ensino superior. O programa é voltado para estudantes sem diploma universitário e ocorre duas vezes ao ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.