Imunização contra meningite é ampliada em MS; confira se você pode tomar

Compartilhe:

Em caráter temporário, a vacina contra meningite foi ampliada, em Mato Grosso do Sul até dia 31 de julho deste ano. A decisão disponibiliza o imunizante para grupos específicos que devem se dirigir até uma unidade de saúde para receber a dose.

Confira os grupos que podem se vacinar com a Meningo ACWY:

· Adolescentes de 11 a 18 anos de idade, não vacinados ou com cinco anos ou mais da última dose da vacina Meningo ACWY;
· Profissionais de saúde não vacinados com a vacina Meningo ACWY; e
· Dose de reforço para adolescentes ou adultos que vivem com HIV/Aids, com cinco anos ou mais da última dose recebida de vacina meningocócica conjugada (MenC ou menACWY), seguindo recomendações do CRIE (Centro de Referência de Imunibiológicos Especiais).

O objetivo da ampliação é expandir a proteção da população da meningocócica ACWY e meningocócica C, doenças que podem levar a morte, conforme a intensidade do caso.

A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Rezende Goldfinger, reforça que a tática é atingir um maior número de imunizados. “Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença no estado, houve a ampliação do público de forma temporária até final de julho ou até finalização de estoque”.

Contudo, é importante lembrar que a recomendação do Calendário Nacional de Vacinação para a administração de uma dose da vacina Meningocócica ACWY em adolescentes de 11 a 14 anos de idade permanece ativa.