Hospital São Julião inaugura moderno Centro de Reabilitação Família Comolatti

Compartilhe:
Foto: Divulgação

No próximo domingo, 23 de fevereiro, o Hospital São Julião dará um novo passo na assistência à saúde ao inaugurar o Centro de Reabilitação Família Comolatti. O novo setor reforça a essência do trabalho desenvolvido pela instituição, oferecendo tratamentos avançados de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia e Odontologia para pacientes com necessidades especiais.

O centro contará com equipamentos de ponta, incluindo eletroterapia (laser, eletroestimuladores periféricos e ultrassonografia terapêutica), além de aparelhos para ganho funcional, como esteiras, bicicletas ergométricas e equipamentos de musculação. O objetivo é proporcionar recuperação eficiente para pacientes com sequelas cardíacas, pneumológicas, neurológicas e ortopédicas.

De acordo com o diretor técnico do hospital, Dr. Augusto Brasil Filho, a reabilitação é um pilar essencial no São Julião desde a década de 1970, quando a instituição se reestruturou para oferecer suporte aos antigos pacientes hansenianos curados, mas que carregavam sequelas da doença. Atualmente, o hospital realiza cerca de mil procedimentos por mês nessa área.

Um dos destaques do novo centro é a parceria com o Instituto Aliança, de Curitiba, que possibilitou a instalação de uma sapataria de última geração. Diferente dos antigos moldes de gesso, a nova tecnologia permitirá a produção de calçados ortopédicos personalizados em 3D, garantindo maior conforto e mobilidade aos pacientes.

Amplo espaço com equipamentos de ponta para melhor atender os pacientes. Foto: Divulgação

O projeto tem forte apoio da Família Comolatti, que colabora com o Hospital São Julião desde 1970, quando os imigrantes italianos Guido e Ersilia Comolatti realizaram a primeira doação. O Sr. Guido faleceu em 2024, aos 104 anos, mas seu legado segue vivo através da esposa Ersilia, de 96 anos, e dos filhos Diego e Athos, que mantêm o vínculo com a instituição.

Além da reabilitação, a Família Comolatti também apoia o projeto ambiental “Lixo Zero”, que visa tornar o hospital mais sustentável. O presidente da Associação Beneficente de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos, Carlos Melke, reforça a importância da colaboração: “Nosso hospital foi reabilitado graças ao precioso círculo de amizade e respeito em torno dessa obra, do qual a Família Comolatti é um exemplo.”

Com informações da assessoria de comunicação do hospital