Outubro começou nesta sexta-feira (1º), e é um mês dedicado ao diagnóstico do câncer de mama. Recentemente, a campanha também considerou a prevenção do câncer de colo do útero. Neste mês, serão realizados mamografias e exames de Papanicolaou gratuitos no Hospital do Câncer de Campo Grande.
O HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão) deu início a campanha nesta sexta-feira (1º). Com o apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o hospital passa a oferecer exames gratuitamente a partir de segunda-feira (4).
Os exames gratuitos serão feitos a partir de segunda (4) e seguem até o dia 29 de outubro, com exceção dos finais de semana e feriados. As interessadas devem comparecer com RG, CPF e Cartão SUS. Serão 40 mamografias por dia para mulheres de 40 a 65 anos em Campo Grande. O hospital informou que serão distribuídas 20 senhas pela manhã e 20 durante a tarde.
Para fazer os exames, as mulheres interessadas podem ir ao hospital às 7h ou 13h para obter a senha. Após ter a acesso a senha, o exame será realizado no mesmo dia. No local está a Carreta Sesc Mulher, cuja missão conjunta é aumentar a prevenção com a queda na realização dos exames preventivos em função da pandemia.
O exame gratuito acontecerá de segunda (4) a 29 de outubro, exceto finais de semana e feriados. Os interessados ??deverão apresentar os cartões RG, CPF e Cartão do SUS. Campo Grande vai realizar 40 mamografias por dia para mulheres entre 40 e 65 anos. O hospital informou que serão oferecidas 20 senhas pela manhã e 20 à tarde.
Mulheres entre 25 e 64 anos podem fazer o exame Papanicolaou gratuitamente. São 80 exames todos os dias, 40 pela manhã e 40 à tarde. Para fazer o teste, as mulheres não podem estar no período menstrual e não podem ter relações sexuais por 48 horas. Só é recomendado para quem iniciou a vida sexual. O Hospital do Câncer está localizado na Rua Marechal Rondon, 1053, em Campo Grande.
Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa é promovida todos os anos e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento internacional intitulado nasceu nos Estados Unidos com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Recentemente, o câncer de colo de útero também foi integrado à campanha, alusiva ao mês preventivo voltado à saúde da mulher.
Da redação