Hospital de Amor em Dourados avança e deve beneficiar milhares de pacientes com tratamento oncológico

Compartilhe:
Foto: assessoria de imprensa

O Hospital de Amor de Dourados está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Com obras iniciadas em outubro de 2023 e previsão de conclusão no segundo semestre de 2025, a unidade será 100% voltada para atendimentos pelo SUS, oferecendo serviços essenciais no combate ao câncer.

Na última sexta-feira (14), uma comitiva de autoridades estaduais e federais visitou o canteiro de obras para acompanhar o progresso da construção. Estiveram presentes o governador Eduardo Riedel, a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, deputados federais e estaduais, além de representantes da Sicredi Centro-Sul MS/BA, instituição que financia integralmente a obra.

O presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Neves, destacou o envolvimento da sociedade na construção do hospital. “Este projeto é fruto de uma parceria entre diversos setores e o apoio de mais de 160 mil associados da cooperativa. O engajamento da sociedade e do governo será fundamental para garantir a conclusão e funcionamento do hospital”, ressaltou.

Durante a visita, Henrique Prata, presidente do Hospital de Amor, participou por videoconferência e reforçou a importância da nova unidade para o estado. “O hospital trará um grande impacto, diminuindo a necessidade de deslocamento de pacientes para Barretos. O padrão de atendimento será o mesmo de nossas unidades em todo o Brasil”, afirmou.

🏥 Estrutura e Atendimentos

Com um investimento total estimado em R$ 34 milhões, o hospital contará com um Centro de Diagnóstico por Imagem, setor de quimioterapia e um Centro Cirúrgico para procedimentos em regime de Hospital Dia. Os atendimentos serão focados na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, colo de útero e pele, podendo futuramente ser ampliados para outras especialidades.

A unidade terá capacidade para atender cerca de 500 pacientes por dia e se tornará referência para 33 municípios da macrorregião de Dourados. O terreno de 25 mil m² foi doado pela família Guerra, e a terraplanagem realizada como doação pela São Bento Incorporadora.

Enquanto a nova unidade não fica pronta, os atendimentos de prevenção ao câncer seguem sendo realizados pelo Instituto de Prevenção do Hospital de Amor, já em funcionamento na Vila Progresso, em Dourados, com capacidade para até 2,5 mil exames mensais.

O avanço do Hospital de Amor representa um marco para a saúde de Mato Grosso do Sul, trazendo mais acessibilidade e qualidade no tratamento oncológico para a população.

*Assessoria de imprensa