Hospital Adventista do Pênfigo amplia leitos para fortalecer a saúde pública em Mato Grosso do Sul

Compartilhe:
Comunicação SES - Fotos: Helton Davis

O Hospital Adventista do Pênfigo (HAP), em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul, inaugurou nesta terça-feira (17) 10 novos leitos de CTI (Centro de Terapia Intensiva) e 20 leitos clínicos na unidade centro, em Campo Grande . A ampliação é parte de um esforço conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para atender à crescente demanda por internações, fortalecendo a rede de saúde no estado.

Durante a conferência, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, destacou que a medida é um passo significativo para desafogar o sistema hospitalar, beneficiando tanto a capital quanto outras regiões. “A ampliação de leitos de UTI e enfermaria é essencial para atender alta demanda. A parceria com o HAP tem mostrado resultados positivos, avançados e expandidos em 2025, incluindo procedimentos necessários de mídia e alta complexidade, como os de ortopedia, que têm grande procura”, afirmou.

O diretor do HAP, Everton Martin, enfatizou o compromisso da instituição com a assistência pelo SUS (Sistema Único de Saúde). “Como hospital filantrópico, nossa vocação é cuidar das pessoas. Os novos leitos reforçam essa missão, garantindo acesso a serviços hospitalares de qualidade e suprindo a alta demanda em Campo Grande”, declarou.

Desde o início da parceria, em setembro de 2024, o HAP já havia disponibilizado cinco leitos de UTI e 20 leitos clínicos. Com um aditivo no contrato celebrado em dezembro, a ampliação foi autorizada, e os novos espaços contarão com tecnologia de ponta e equipes fornecidas. O contrato, com vigor inicial de um ano, poderá ser renovado a partir de dezembro de 2025, fortalecendo a saúde pública no estado.

Uma nova estrutura permitirá maior agilidade no atendimento a casos complexos, diminuindo o tempo de espera e aumentando a eficiência dos serviços prestados à população. A previsão é que, em 2025, uma parceria seja ampliada com a inauguração de um Centro Cirúrgico dedicado a procedimentos de maior complexidade, consolidando o HAP como referência em saúde em Mato Grosso do Sul.

*Agência de Notícias MS