
Em Mato Grosso do Sul o eclipse anular do sol está previsto para este sábado (14/10), entretanto, o fenômeno não ocorrerá em sua totalidade no Estado. A ocultação do sol na Capital será de 45% e tem início previsto para as 13h14 minutos. A versão 100% só será visível no nordeste brasileiro.
Essa atividade astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.
Na Capital o ponto auto do eclipse está previsto para ocorrer por volta das 15h43, momento em que os 45% do sol estarão bloqueados pela sombra da lua.
Para admirar a beleza do evento especialistas alertam para cuidados que deem ser tomados. Nunca olhar diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.
Próximos eclipses
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.
O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.