
Para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e reduzir a sobrecarga em emergências, o Governo de Mato Grosso do Sul lançou, nesta quarta-feira (30), o programa “Horário Estendido”. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai permitir que 46 Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) passem a atender também no período noturno, das 17h às 21h.
O objetivo é oferecer atendimento em horários mais flexíveis, principalmente para quem trabalha durante o dia, além de garantir um cuidado precoce a pacientes com síndromes respiratórias e doenças como dengue, zika e chikungunya. Cada unidade participante receberá R$ 20 mil por mês, durante um ano, totalizando mais de R$ 11 milhões em investimentos.
A medida deve aliviar a superlotação nos hospitais e prontos-socorros, especialmente diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A coordenadora de Saúde da Família da SES, Gabriela Piazza, destaca que o atendimento estendido reforça a importância da Atenção Primária como a principal porta de entrada do SUS e amplia o acolhimento em regiões com grande crescimento populacional e industrial.
Os municípios interessados em participar do programa têm 15 dias, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, para se inscrever. O número de unidades por cidade será definido conforme o tamanho da população atendida.
*Agencia de notícias de MS