
Protetores de animais de Mato Grosso do Sul agora terão participação ativa nas discussões sobre a causa animal no estado. Durante o Festival Vida Animal, realizado na Esplanada Ferroviária em Campo Grande, no último sábado (10), o governador Eduardo Riedel assinou um documento que prevê a certificação desses protetores. Com essa medida, eles poderão integrar o Programa Estadual de Políticas de Proteção Animal.
O governador Riedel destacou a importância da mobilização social para a visibilidade e avanço das causas animais. “A sociedade começa a perceber as suas atitudes em relação a alguma causa a partir do momento que existe mobilização, reivindicação, visibilidade. Por isso estamos aqui”, afirmou.
A presidente da Associação dos Protetores de Animais, Sônia Palhano, celebrou a parceria entre governo e protetores, ressaltando a união de esforços em prol dos animais. “O governo estendendo a mão e nós estendendo a mão para caminharmos juntos pelos animais”, disse.


Essa certificação representa um avanço significativo em um estado que já é pioneiro no Centro-Oeste em políticas públicas de bem-estar animal. Com a nova medida, será possível identificar quantos protetores atuam no estado e quais são suas necessidades, facilitando o acesso a programas como a Caravana da Castração, que começará em novembro. O objetivo da caravana é castrar, medicar e microchipar 21 mil animais em todos os 79 municípios do estado.
A falta de castração gratuita é uma questão crítica, especialmente no interior do estado, onde a proliferação descontrolada de cães e gatos nas ruas é um problema grave. A medida é vista como essencial para o manejo populacional ético de animais, combatendo o abandono e os maus-tratos.
Vanessa Negrini, do Ministério do Meio Ambiente, destacou que o Brasil tem atualmente cerca de 33 milhões de animais em situação de abandono. “Investir em programas de manejo populacional ético de cães e gatos é o caminho para que a gente dê uma resposta efetiva do Estado para fazer este controle e tirar das ruas estes animais”, afirmou.
O Festival Vida Animal, promovido pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, incluiu seminários, cinema, apresentações culturais, ações de conscientização, feira de adoção digital e atividades recreativas. O evento também arrecadou 10 toneladas de ração, que serão destinadas às associações de proteção animal. O festival continua neste domingo (11), com atividades que incluem teatro, sorteio de prêmios e a Patrulha Show Canina.
Fotos: Bruno Rezende