Governo Brasileiro retoma exigência de visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália

Compartilhe:
Reprodução Google

O governo brasileiro retomará a exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália a partir desta quinta-feira (10). A emissão do visto será realizada de forma totalmente eletrônica, e os turistas receberão o documento por e-mail, caso a solicitação seja aprovada.

A medida foi restabelecida por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de seu terceiro mandato, em 2023. A exigência de visto para turistas desses três países foi inicialmente programada para entrar em vigor em 1º de outubro de 2023, mas a data foi adiada três vezes: para 10 de janeiro de 2024, 10 de abril de 2024 e, finalmente, para 10 de abril de 2025.

A decisão de restabelecer a exigência de visto ocorre após a imposição de tarifas pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a diversos países, incluindo o Brasil. A tarifa mínima aplicada ao Brasil foi de 10%. Além disso, a medida reverte uma decisão do governo de Jair Bolsonaro (PL), que havia dispensado a exigência de visto para turistas de países como os Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Agora, os turistas dessas nações que desejarem entrar no Brasil deverão pagar uma taxa de US$ 80,90 (aproximadamente R$ 488,64). O sistema para solicitação do visto eletrônico está disponível no site da VFS Global. Após o pagamento da taxa, o solicitante receberá um e-mail informando o status da inscrição, que poderá ser aprovada, rejeitada ou requerer documentação adicional.

Com a solicitação aprovada, o turista receberá o eVisa em formato PDF por e-mail. O visto eletrônico deverá ser baixado, impresso e apresentado no momento do embarque e desembarque no Brasil.