Governo amplia leitos no Hospital São Julião e unidade já começa a receber pacientes

Compartilhe:
Hospital São Julião — FOTO: Assessoria
Hospital São Julião — FOTO: Assessoria

O Hospital São Julião, na região norte de Campo Grande, iniciou atendimento em 12 novos leitos clínicos, viabilizados com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Desde terça-feira (20), nove pacientes já foram admitidos na unidade.

Os leitos são destinados a pacientes com condições que exigem cuidados contínuos, como pneumonia e infecção urinária, mas que não necessitam de isolamento por doenças transmissíveis. Com essa ampliação, o hospital passa a contar com 32 leitos clínicos contratualizados pelo Governo do Estado, somando os 20 que já existiam.

“São leitos de clínica médica destinados a pacientes com perfis que exigem cuidados assistenciais, como uso de antibióticos e medicações contínuas. Como o São Julião é um hospital de retaguarda com leitos compartilhados, não é possível receber pacientes com doenças infecciosas transmissíveis. Por isso, esses novos leitos são estratégicos para apoiar a rede hospitalar, sem sobrecarregar outras unidades”, explicou a superintendente de gestão do hospital, Jéssyka Mendes.

Continua depois do anúncio

Divulgação

A expansão foi possível por meio da reorganização dos espaços internos, otimização da ocupação, além de investimentos em equipamentos e equipe. “É uma entrega significativa, que fortalece a capacidade do hospital filantrópico, que hoje dedica 99% do seu atendimento ao SUS [Sistema Único de Saúde]. Além de atender mais pacientes com qualidade, essa ampliação também contribui para o equilíbrio financeiro da instituição”, acrescentou.

Para a superintendente de Gestão Hospitalar da SES, Maria Angélica Benetasso, a ativação dos leitos reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. “Essa parceria com o Hospital São Julião reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. Ao ampliarmos leitos em hospitais de retaguarda como este, conseguimos aliviar a pressão sobre as unidades de urgência e emergência, garantindo que mais pacientes recebam atendimento em tempo oportuno e com a dignidade que merecem”, afirmou.

A ampliação integra ações recentes da SES, que incluem reforço de UTIs pediátricas no Hospital Regional de Três Lagoas e aumento das cirurgias ortopédicas, buscando melhorar o atendimento à população sul-mato-grossense.