
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participou nesta terça-feira (23) do Brazil Economic Forum Zurich 2025, na Suíça, onde afirmou que o Brasil possui condições únicas para liderar o processo de transição energética mundial. Segundo ele, dois fatores-chave impulsionam essa posição: a segurança alimentar e a capacidade de produção de energia limpa.
Riedel destacou que o Brasil deve aproveitar seu papel estratégico mesmo diante do retorno dos Estados Unidos aos combustíveis fósseis como parte de sua política de crescimento econômico. “São trilhões de dólares em jogo. Temos os nossos trilhões na transição energética e precisamos fazer valer nossa condição de potência ambiental e produtora de alimentos sustentáveis”, afirmou.
Potencial de Mato Grosso do Sul
Durante a palestra intitulada “O papel estratégico do Brasil na Transição Energética”, o governador apresentou o modelo adotado por Mato Grosso do Sul, que tem investido 15% da receita corrente líquida em projetos de industrialização com foco na sustentabilidade. O estado se destaca pela produção de energia renovável a partir de biomassas, etanol de milho e energia gerada pelos complexos industriais de papel e celulose.
Segundo Riedel, os 2 milhões de hectares de florestas plantadas no estado funcionam como grandes captadores de carbono, inserindo Mato Grosso do Sul em uma economia circular e descarbonizada. Ele também mencionou que o estado lidera na redução de emissões de gases de efeito estufa no agronegócio e planeja se tornar carbono neutro até 2030.
Preservação e desenvolvimento
Outro ponto destacado foi o trabalho de preservação ambiental, especialmente no Pantanal, um dos biomas mais ricos do Brasil. O governador anunciou que em 2025 será lançado o maior programa de pagamento por serviços ambientais voltado à preservação do Pantanal, financiado com recursos públicos e privados. “Além da proteção ambiental, essas iniciativas promovem o desenvolvimento econômico e a justiça social”, disse.
Crescimento econômico
Riedel ressaltou que Mato Grosso do Sul é o estado com maior previsão de crescimento do PIB em 2025, com estimativa de 4,2%. O governador afirmou que o desenvolvimento sustentável é o melhor programa social, promovendo geração de empregos, aumento da renda e combate à pobreza extrema.
Relações comerciais e geopolítica
Ao falar sobre o comércio internacional, o governador destacou a importância de uma relação equilibrada entre Brasil, Estados Unidos e China. Ele lembrou que o Brasil é responsável por alimentar bilhões de pessoas na Ásia e defendeu uma postura de cooperação institucional com as duas maiores potências econômicas mundiais.
Ao final, Riedel reforçou que o Brasil e Mato Grosso do Sul são exemplos de liderança global no combate às mudanças climáticas e no fomento a uma economia verde.
O evento contou com a presença de autoridades e empresários nacionais e internacionais interessados no papel estratégico do Brasil na agenda climática e energética global.
*Com informações Agência de notícias MS