Globo encerra Central do Apito e demite ex-árbitros

Compartilhe:
Foto: (Thiago Bernardes/Pacific Press/LightRocket via Getty Images)
Foto: (Thiago Bernardes/Pacific Press/LightRocket via Getty Images)

Reformulando suas transmissões esportivas, a Globo decidiu por extinguir a Central do Apito, criada no ano de 2018, retirando árbitros de futebol das jornadas esportivas depois de 34 anos de uma tradição, iniciada por Arnaldo Cezar Coelho no ano de 1989.

Paulo César Oliveira deve ser o único representante de árbitros a continuar na emissora carioca para fazer participações nos programas esportivos tanto da Globo, como o Globo Esporte, quanto do canal de assinatura SporTV, como o Seleção SporTV. Sandro Meira Ricci, que participou de três edições de Copa do Mundo, e sua esposa, Fernanda Colombo, que trabalhou como assistente, não fazem mais parte do grupo de funcionários da Globo. Janette Arcanjo, que tem envolvimento maior com a Globo Minas, também deve deixar a emissora, mas ainda não teve sua demissão concretizada.

Inicialmente noticiado pelo portal Notícias da TV, o término da Central do Apito foi confirmado pela Globo: “Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo não fazem mais parte do time de Esporte da Globo. Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durante os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”.

Outros canais, esportivos ou não, mantêm ex-árbitros durante as suas jornadas esportivas: a Record e o SBT, respectivamente, contam com os auxílios de Renato Marsiglia e Nadine Basttos. Já a ESPN, canal por assinatura, tem um trio de peso: Leonardo Gaciba, Renata Ruel e Carlos Eugênio Simon.

*As informações são do Yahoo Esportes

Sobre Vinícius Santos 5887 Artigos
Jornalista - DRT 0002147/MS