Gleice Jane quer criar Dia Estadual contra violência política de gênero

Compartilhe:
Deputada Estadual Gleice Jane (PT) protocola projeto de lei que institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero - Foto: Assessoria de imprensa

Com o objetivo de conscientizar sobre a violência política de gênero e incentivar a participação feminina na política, a deputada estadual Gleice Jane (PT) protocolou, nesta segunda-feira (24), um Projeto de Lei que institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Violência Política de Gênero em Mato Grosso do Sul. A data escolhida para a homenagem é 30 de outubro, relembrando o assassinato da prefeita de Mundo Novo, Dorcelina Folador, ocorrido em 1999.

A proposta busca não apenas manter viva a memória de Dorcelina, mas também alertar sobre os desafios enfrentados por mulheres na política. “Esse movimento transcende o reconhecimento do legado dessas líderes, buscando fomentar a conscientização sobre a necessidade premente de proteger e valorizar a participação feminina nos espaços de poder”, destacou a deputada Gleice Jane.

A violência política de gênero

Esse tipo de violência se manifesta de diversas formas, incluindo agressões verbais, físicas, morais, psicológicas e até ameaças, sempre com o objetivo de desestimular e dificultar a atuação das mulheres na política. A legislação brasileira já considera crime qualquer ação que discrimine ou tente impedir a participação feminina em campanhas eleitorais ou no exercício de mandatos.

“A violência contra mulheres na política cresce de forma alarmante. Globalmente, sabemos que essa prática tem sido usada como uma tática para afastá-las dos espaços de decisão”, pontua Gleice Jane.

O legado de Dorcelina Folador

Dorcelina Folador foi um dos maiores símbolos de resistência na política sul-mato-grossense. Professora, artista plástica, poeta e ativista social, foi eleita prefeita de Mundo Novo em 1996, destacando-se por sua gestão voltada à inclusão social, transparência e participação popular. Sua trajetória foi brutalmente interrompida em 30 de outubro de 1999, quando foi assassinada em razão de sua atuação política.

*Assessoria de imprensa