Gibiteca Mais Cultura inicia obras de espaço dedicado a Manoel de Barros

Compartilhe:
Reprodução

Começaram as obras do espaço permanente dedicado à obra de Manoel de Barros na sede da Gibiteca Mais Cultura. O projeto “Coisas de Manoel de Barros: Mergulhando no Universo Mágico do Poeta do Pantanal” foi premiado no edital “Pontos de Leitura” do Ministério da Cultura e recebeu R$ 30 mil para sua execução.

O projeto tem como objetivo fomentar a leitura e o conhecimento da obra de Manoel de Barros, um dos mais importantes poetas brasileiros do século XX. “Através de ações criativas e interativas, buscamos despertar o interesse do público em geral, especialmente crianças e jovens, pela literatura e pelo universo rico e singular do autor. Tenho certeza que esse espaço é mais uma conquista para a cultura de nossa cidade”, comentou o presidente da Gibiteca, Eldo Moro.

O idealizador da Gibiteca, vereador Ronilço Guerreiro, destacou a importância do prêmio. “Temos muitas iniciativas de distribuição de livros para incentivar a leitura, mas também queremos a população campo-grandense dentro da Gibiteca. Essa proposta valoriza um dos maiores nomes da nossa arte e cada vez mais coloca nossos projetos em evidência por sua entrega social e humana”, afirmou Guerreiro.

O espaço permanente dedicado à obra de Manoel de Barros está sendo instalado em um pergolado no jardim da Gibiteca, remetendo ao estilo brejeiro do Pantanal sul-mato-grossense e à aridez úmida da obra do poeta. O local contará com um acervo de mais de vinte obras de Manoel de Barros, disponíveis para consulta e empréstimo.

“Além da mobília e dos livros, queremos oferecer uma programação cultural diversificada, com saraus poéticos, contação de histórias, lançamentos de livros, recitais poéticos, palestras e oficinas sobre a vida e obra de Manoel de Barros, entre outras atividades”, complementou Eldo Moro.

O gabinete do vereador Ronilço Guerreiro mantém vários canais de comunicação para receber demandas da população sobre sinalização de ruas, iluminação pública, segurança e outras questões dos bairros.

Assessoria de imprensa