
No último domingo (26), a Guarda Civil Metropolitana (GCM) flagrou um motorista descartando troncos de árvores de forma irregular na avenida Marques de Herval, no bairro Nova Lima, em Campo Grande. Durante rondas, a guarnição avistou o condutor de uma caminhonete Amarok branca realizando o descarte na beira da estrada.
Após a abordagem, foi lavrado o auto de infração no valor de R$ 3 mil, com prazo de cinco dias para recurso. O motorista foi orientado a recolher o material descartado e a realizar o descarte em um ecoponto da região.
A ação foi conduzida pela Gerência Operacional Segredo, com apoio da Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana, responsável pela aplicação da multa. A ocorrência não gerou encaminhamento para a delegacia, limitando-se à emissão da notificação no CPF do condutor.
Aumento de flagrantes e denúncias
O descarte irregular de resíduos na avenida Marques de Herval tem sido recorrente, mas esta foi a primeira multa aplicada pela GCM em 2025 para esse tipo de infração. A população pode denunciar casos semelhantes diretamente à GCM por meio do telefone 153 e também no canal da Prefeitura, no 156.
O descarte correto dos lixos tem e deve ser feito nos ecopontos. Em Campo Grande, são cinco ecopontos disponíveis para a população. São locais próprios para o descarte de resíduos recicláveis como metal, plástico, vidro, papel, papelão, resíduos gerados em construções, demolições, e pequenas reformas, além de mobílias, sucatas, madeiras e resíduos provenientes de poda de árvores. Confira os endereços:
Ecopontos
- ECOPONTO PANAMÁ
RUA SAGARANA, COM AV. PROFESSOR JOSÉ BARBOSA HUGO RODRIGUES - ECOPONTO NOROESTE
RUA PIRAPUTANGA, ESQUINA COM RUA GUARULHOS - ECOPONTO NOVA LIMA
RUA PACAJUS, CRUZAMENTO COM A RUA GALDINO AFONSO VILELA - ECOPONTO UNIÃO
AV. ROSEIRAS, ESQUINA COM RUA CARMEM BAZZANO PEDRA - ECOPONTO MORENINHAS
RUA COPAÍBA, ENTRE RUA ANTÔNIO DAVID MACEDO E AMADO NOGUEIRA DE MORAES
O horário de funcionamento dos ecopontos é de segunda a sábado, das 8h às 18h. O processo é fácil, gratuito e ainda faz bem para o meio ambiente. O limite por descarte é de 1 metro cúbico por usuário.