
Uma massa de ar frio se aproxima de todo estado de Mato Grosso do Sul, já na noite de segunda-feira (12) para terça-feira (13), e se estenderá até o início da semana seguinte.
Essa queda repentina de temperatura será causada pelo fenômeno climático El Niño e permitirão chuvas persistentes e um frio intenso, aqueles que permanecerão mais de dois cobertores na hora de dormir, até mesmo para os amantes desse clima. Será a primeira grande onda de frio registrada no estado neste ano de 2023.
As temperaturas podem chegar a cerca de 5°C, seguidas por ventos fortes, frio intenso, nevoeiro e até mesmo geada, especialmente nas regiões sul e de fronteira com o Paraguai. De acordo com os meteorologistas, essa frente fria provém do país vizinho e traz consigo um grande volume de chuva, aumentando o risco de enchentes.
Dados obtidos do site de monitoramento climático Climatempo.com indicam que, em Campo Grande, na segunda-feira (12), a temperatura variará entre 16°C e 21°C, observação no dia seguinte para 10°C a 16°C. Na quarta-feira (14), haverá outra queda nas temperaturas, que ficaram entre 9°C e 15°C. Na quinta-feira, a temperatura terá uma amplitude maior, com mínima de 10°C e máxima de 20°C, o mesmo ocorrendo na sexta-feira, com variação entre 7°C e 22°C. No sábado, a previsão é de temperaturas entre 11°C e 25°C.
Em Dourados, as condições climáticas serão iguais, com sol durante o dia e céu nublado, havendo possibilidade de chuva a qualquer momento. Ao longo da próxima semana, a temperatura mínima poderá chegar a 6°C.