Frente fria e queimadas provocam “chuva preta” em todo Estado neste final de semana

Compartilhe:
Imagem ilustrativa

O avanço de uma frente fria associado à alta concentração de fumaça causada por incêndios florestais está resultando em um fenômeno conhecido como “chuva preta”, que combina água da precipitação com fuligem. Esse fenômeno já foi registrado em países da América do Sul, como Bolívia, Paraguai e Argentina, e deve atingir Mato Grosso do Sul neste sábado (14).

De acordo com a MetSul Meteorologia, cidades do interior do Rio Grande do Sul já registraram o evento nas últimas horas, causado pelo deslocamento de uma frente fria através das latitudes médias da América do Sul, onde há uma densa presença de fumaça oriunda das queimadas.

O meteorologista Vinicius Sperling, do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), confirmou que a mesma condição atmosférica pode se repetir em Mato Grosso do Sul. “A fumaça presente é a mesma que está causando o fenômeno em outras regiões. Se a chuva prevista para sábado ou domingo se confirmar, há a possibilidade de ocorrer a chuva preta também por aqui”, afirmou Sperling.

Além de Mato Grosso do Sul, o fenômeno pode ser registrado em estados como Santa Catarina, Paraná e São Paulo, devido à vasta propagação da fumaça. As autoridades meteorológicas seguem monitorando a situação.