
A Copa do Mundo Feminina da Fifa terá um novo formato a partir de 2033, com a participação de 48 seleções, seguindo o modelo adotado no torneio masculino. A decisão foi anunciada após aprovação unânime do Conselho da Fifa e marca mais um passo na expansão e valorização do futebol feminino.
Com o novo formato, o número total de partidas passará de 64 para 104, e as seleções serão distribuídas em 12 grupos, seguindo a lógica aplicada à Copa do Mundo Masculina de 2026.
Segundo o presidente da Fifa, Gianni Infantino, a medida vai além da ampliação do número de participantes. “Não se trata apenas de ter mais 16 equipes jogando na Copa do Mundo Feminina da Fifa, mas de dar os próximos passos em relação ao futebol feminino em geral, garantindo que mais Associações-Membro da Fifa tenham a oportunidade de se beneficiar do torneio para desenvolver suas estruturas de futebol feminino de um ponto de vista holístico”, afirmou.
A FifPro, entidade que representa jogadores e jogadoras de futebol profissional no mundo, também se manifestou por meio de nota oficial. A organização recebeu a notícia com otimismo, mas ressaltou a necessidade de planejamento estruturado para garantir que todos os envolvidos — atletas, comissões técnicas e federações — sejam considerados no processo de expansão.
Copa de 2027 segue com 32 seleções
Antes da mudança entrar em vigor, o Brasil sediará a próxima edição da Copa do Mundo Feminina, em 2027, que ainda será disputada com o formato atual, de 32 seleções. Será a primeira vez que o país receberá a principal competição do futebol feminino.
Com informações do Goblo Esporte