
Neste sábado (7), o Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, será palco da 2ª edição do Festival Paralímpico 2024, evento que visa divulgar modalidades paralímpicas e promover a inclusão social por meio do esporte. A programação ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas para crianças com deficiência.
Organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundesporte e Setesc, o festival é a principal iniciativa de inclusão esportiva no Brasil e único do tipo na América Latina. Desde sua criação, em 2018, o evento oferece às crianças a oportunidade de vivenciar modalidades paralímpicas e conhecer o esporte adaptado.
Nesta edição, os participantes experimentarão três modalidades: voleibol sentado, atletismo e esgrima em cadeira de rodas. As atividades serão realizadas em rodízio, com duração de 30 minutos cada.
Esporte e Inclusão no MS
Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva, destacou a importância do festival para a inclusão e o desenvolvimento esportivo no estado. “É uma oportunidade para as crianças conhecerem modalidades com pouca representatividade local. Nosso trabalho com o Centro de Referência e o Prodesc nas escolas tem preparado jovens para competições importantes, como as Paralimpíadas Escolares, em que conquistamos a quinta colocação”, afirmou.
Amanda Velasco, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico e organizadora do evento, ressaltou que o festival é especialmente voltado para crianças sem contato prévio com o esporte paralímpico. “Além de apresentar o esporte adaptado, promovemos interação entre crianças com e sem deficiência, aumentando a visibilidade do movimento paralímpico”, explicou Amanda.
Inscrições Abertas
As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/mSLrfYPm8TSmxuKs6.
*Agência de notícias MS