Farmácia Popular amplia lista de medicamentos e itens gratuitos a partir desta sexta

Compartilhe:
Elza Fiuza/ Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (14), o programa Farmácia Popular passará a oferecer gratuitamente todos os 41 itens disponíveis, incluindo medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, osteoporose, colesterol alto, doença de Parkinson e rinite, além de absorventes e fraldas geriátricas.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, mais de 24 milhões de pessoas foram beneficiadas em 2024, e a previsão é que o programa seja ainda mais ampliado em 2025.

A principal novidade é a inclusão da dapagliflozina, remédio indicado para diabetes associada a doenças cardiovasculares, e a gratuidade das fraldas geriátricas, agora disponíveis para idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência.

Como retirar os itens gratuitos?

Para ter acesso aos medicamentos, absorventes ou fraldas geriátricas, basta ir a uma farmácia credenciada com:
Documento com foto e CPF
Receita médica válida (do SUS ou particular)

No caso das fraldas geriátricas, é necessário apresentar laudo médico, atestado ou prescrição que justifique o uso. Se o beneficiário não puder ir pessoalmente, um representante pode retirar os produtos levando os documentos necessários.

Expansão e orçamento do programa

Criado em 2004, o Farmácia Popular foi retomado em 2023 com melhorias, como a inclusão de mais remédios gratuitos e o credenciamento de farmácias em áreas vulneráveis. O orçamento do programa subiu de R$ 2,5 bilhões em 2022 para R$ 4,2 bilhões previstos para 2025, um aumento de 69%.

Lista de medicamentos e itens gratuitos

💊 Hipertensão, diabetes, asma, colesterol alto, osteoporose, Parkinson, glaucoma e rinite
🩸 Absorventes menstruais
🩹 Fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência

Os medicamentos podem ser retirados apenas com receita médica válida em qualquer farmácia credenciada no programa.

Para mais informações e a lista completa de farmácias participantes, os interessados podem acessar o site do Ministério da Saúde ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

*Agência Brasil