
A partir desta segunda-feira (8), os extratos bancários apresentam novas nomenclaturas padronizadas, com o objetivo de facilitar a compreensão das operações pelos clientes. Inicialmente, a mudança abrangerá as diferentes denominações das operações de saque e depósito, e posteriormente, outras operações financeiras serão incluídas.
A medida visa tornar as informações mais acessíveis, especialmente para clientes que possuem contas em mais de uma instituição financeira. Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, “a iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”.
Atualmente, os bancos utilizam mais de quatro mil tipos de nomenclaturas diferentes para suas operações, o que pode gerar confusão entre os clientes para um mesmo tipo de transação financeira.
Novas Nomenclaturas
Entre os novos termos que aparecerão nos extratos bancários, destacam-se:
- DEP CHEQUE ATM: Depósito de cheque realizado nos caixas eletrônicos (ATM).
- SAQUE DIN CARTAO AG: Saque de dinheiro em espécie no caixa convencional da agência com o cartão da conta.
Outras Mudanças
Além das novas nomenclaturas nos extratos bancários, desde 1º de julho estão em vigor novas regras para o cartão de crédito. Entre essas mudanças, está a portabilidade do crédito rotativo, permitindo que os clientes transfiram dívidas de faturas para um banco que ofereça melhores condições.
A fatura do cartão de crédito também deve apresentar linguagem clara e de fácil entendimento. O objetivo dessas mudanças é promover a educação financeira, reduzir o endividamento das famílias e a inadimplência.
Essas iniciativas são parte de um esforço maior para melhorar a transparência e a acessibilidade dos serviços bancários, beneficiando a população com informações mais claras e padronizadas sobre suas operações financeiras.
*R7