Estudantes da rede pública participam de programa para formação e estágio em TI

Compartilhe:
Fotos: Álvaro Rezende

Estudantes da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul, participantes do programa Voucher Desenvolvedor , já iniciaram entrevistas para melhorias remuneradas na área de tecnologia da informação (TI), com o apoio do Governo do Estado e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) . A iniciativa busca capacitar alunos para suprir a demanda crescente do setor, oferecendo formação técnica gratuita e acesso ao mercado de trabalho.

Guilherme Nantes, 16 anos, é um dos estudantes beneficiados e descreve o curso como um divisor de águas em sua trajetória profissional. “Este curso é muito bom, a melhor coisa que já me aconteceu. Já tinha interesse pela área, mas me aprofundaria. Este é meu ponto de partida”, relata Guilherme, que frequenta a Escola Estadual Silvio de Oliveira pela manhã e o Senac à tarde.

Estudante Guilherme Nantes faz parte Voucher Desenvolvedor – Foto: Alvaro Rezende

Para Isabella Miho Yamasaki Sawamura, 18 anos, o curso despertou a confiança para seguir carreira em TI. “Quero fazer faculdade na área e me profissionalizar ainda mais. O curso é rico em aprendizado e abre portas para o mercado”, afirma Isabella, que conheceu o programa através de uma campanha de rádio.

Mateus Storti Helmann, 17 anos, sempre teve interesse em programação e considerou o Voucher Desenvolvedor um passo importante para sua formação. “A estrutura do curso e os professores são excelentes. Aprender na prática faz toda a diferença para compreender o conteúdo”, destaca.

O programa conta atualmente com 13 turmas e 288 alunos em formação técnica avançada, além de 80 novos estudantes que iniciaram o curso em setembro nas cidades de Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas. Com uma carga horária de 1.200 horas, o curso é dividido em três etapas: fundamentos de algoritmos e documentação, desenvolvimento de software, e, por fim, testes práticos para aplicação de mercado.

Alexandre Anastácio de Oliveira, coordenador pedagógico do curso no Senac, ressalta a importância da formação para o setor. “O mercado de TI está aquecido e as empresas buscam profissionais preparados. Esta formação não só capacita como facilitar o ingresso ao mercado com oportunidades de estágio”, afirma.

O Voucher Desenvolvedor é uma parceria entre a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a SED (Secretaria de Estado de Educação) e o Senac, promovendo qualificação e empregabilidade aos jovens da rede pública.

Receba as principais notícias do Estado e da região norte diretamente no seu WhatsApp! Clique aqui para acessar o canal do Nova Lima News e acompanhe também nossas redes sociais no Facebook e Instagram.