Estoque de sangue está em nível crítico e Hemosul abre o dia todo e demanda é por sangue O-

Compartilhe:

Com baixo estoque sanguíneo disponível, o Hemosul Coordenador de Campo Grande emite um alerta para toda a população pedindo por doações, especialmente para os tipos sanguíneos de O negativo. O Hemosul está aberto o dia todo, das 7h às 17h, neste sábado (20). O prédio está localizado na Avenida Fernando Correa da Costa, 1304, no Centro de Campo Grande.

A coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas, explica que o frio é um dos fatores que diminui o número de voluntários na doação. “O final de semana trouxe baixas temperaturas para todo o Mato Grosso do Sul e esse fator acaba afastando os doadores. Esperamos que abrindo o dia todo neste sábado às pessoas que não puderam doar durante a semana venham para o Hemosul e faça sua solidariedade.”

Para quem ainda não é doador os critérios básicos são:

Documentação: Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos segundo a nova lei da doação de sangue aprovada em 2013. Há uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos: no Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Caso o menor de idade seja emancipado pode vir doar sozinho trazendo o documento de emancipação. Se for casado traz a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. Também é importante lembrar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Assessoria de imprensa