“Enem dos Concursos”: governo divulga resultados apesar de polêmica com cotas

Compartilhe:
Foto: Brasil de Fato

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) confirmou para esta terça-feira (4) a divulgação dos resultados do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), conhecido como “Enem dos Concursos”, mesmo após recomendação do Ministério Público Federal (MPF) para adiamento. O MPF identificou falhas no cumprimento das regras de cotas raciais, mas o governo decidiu manter o cronograma.

A partir das 10h, os candidatos poderão acessar a plataforma oficial para conferir o resultado final do bloco 8 (nível médio) e a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 a 7 (nível superior). Entre as informações disponíveis estarão notas, classificação e situação em relação às vagas.

Cursos de formação e próximas etapas

Para os candidatos dos blocos 1 a 7, o resultado divulgado nesta terça será provisório, com a versão final prevista para 28 de fevereiro, após a etapa de convocação para os cursos de formação. Serão 21 listas de convocação, pois alguns cargos aparecem em mais de um bloco.

Os cursos de formação são obrigatórios para nove cargos e acontecerão em modalidades presencial e híbrida, com carga horária entre 140 e 580 horas. A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e outras instituições serão responsáveis pela organização.

Os candidatos convocados devem confirmar presença até quarta-feira (5). Quem não confirmar será eliminado da vaga, mas continuará concorrendo às opções de maior preferência indicadas na inscrição.

MPF aponta falhas e pede suspensão dos resultados

Na última sexta-feira (31), o MPF recomendou o adiamento da divulgação dos resultados do CNU até que as irregularidades nas cotas raciais fossem corrigidas. Segundo o órgão, houve falhas na notificação dos candidatos reintegrados, comprometendo a igualdade de concorrência.

Apesar da recomendação, o MGI manteve o cronograma, e os resultados serão divulgados conforme previsto. O governo também publicará, ainda nesta terça, oito editais no Diário Oficial da União, detalhando as listas de convocados e os aprovados para vagas imediatas e cadastro reserva.

*Com informações R7